Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2008

Vais fazer um drama?!

Gênero Dramático ou Teatral

A palavra drama em senso comum significa um acontecimento ou uma um situação de grande intensidade emocional. Todavia, em sentido literário, drama configura um texto destinado a representação, independentemente de seu caráter de tragédia, de comédia, de farsa, etc. Assim, falar do gênero dramático é falar do gênero teatral.


A definição do pensador grego Aristóteles é a de que nos encontramos perante um gênero que realiza a imitação da realidade por meio de personagens em ação e não pela forma narrativa. O ponto de partida é um texto, mas ao contrário do épico e do lírico, sua relação com o público não se dá através da leitura e sim através da mediação de atores que transformam a composição escrita em ação dialogada.

A arte do escritor dramático (conhecido também como dramaturgo) só adquire vida ao se corporificar numa encenação. Os atores emprestam ao texto – composto basicamente por diálogos - sua presença física, seus gestos, seu olhar e sua voz, comunicando ao público os personagens que estão representando.

O texto do escritor é vital para o teatro pois permite que os maiores momentos da literatura dramática sejam conhecidos e recriados, de geração a geração. Sem a palavra escrita, o teatro é quase impossível. Porém, como já vimos, o texto não basta, e desta maneira o drama é uma criação híbrida, uma síntese de recursos diversos, envolvendo atores, encenadores, cenário, música, e até coreografia. A peça escrita – antes de ser representada – é como uma partitura musical antes de sua execução pelos intérpretes.


in http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/2003/04/16/001.htm

 

Cá, por Terras de Coyra, ainda se vão fazendo uns dramas. Além da companhia Comédias do Minho, sempre houve alguma tradição de representação por grupos amadores, como o 9º D do ano passado, ou os Aquilininhos, já há vários anos, para cá.  Recentemente, temos tido o TAC - Teatro Amador Courense-, assim como um grupo ligado à Pastoral Juvenil, que encenou o "Auto da Paixão de Cristo" e o "Auto da Anunciação".

Sei de fonte segura, que nenhum dos grupos vai parar por aqui.

E tu?

Não vais fazer um drama?!

sinto-me:
publicado por bibeavetec às 11:45
link do post | comentar | favorito
|
8 comentários:
De Sophie Alves a 18 de Janeiro de 2008 às 16:40
A turma do 5.º B não vai fazer um drama, mas gostávamos muito de participar num grupo de teatro da escola. Não temos quem nos ensaie. Será que há voluntários?
De Armando Lopes a 18 de Fevereiro de 2008 às 00:29
Olá turma do 5.º B!
Pelo menos um voluntário sei que há!
Sou eu! Se gostam mesmo de teatro, se estão mesmo interessados em entrar numa das belas artes do mundo, avisem! Sei muito pouco, mas estou disposto a aprender com vocês, e estou certo que com trabalho vamos surpreender!
Fico à espera de vocês: Prof. Armando Lopes (Informática).
De 5.º B a 29 de Fevereiro de 2008 às 16:01
Prof. Armando,
Ficamos contentes por saber que há professores dispostos a trabalhar connosco . Temos disponibilidade às segundas das 15.30 em diante e à quinta-feira das 14.40h às 15.25h . O nosso DT é o professor Luís Costa. Aguardamos resposta.
os alunos do 5.º B
De Paulo Castro a 18 de Fevereiro de 2008 às 20:30
Olá! Só agora vi o vosso comentário e o do professor Armando.
Estou cheio de vontade de fazer dramas. Fui eu e a Professora Judite que ensaiámos o 9º D. Se aceitarem mais um Prof., estou convosco.
Prof. Paulo (cabelo em pé, na biblioteca)
De 5.º B a 29 de Fevereiro de 2008 às 16:02
Prof. Paulo,
Ficamos contentes por saber que há professores dispostos a trabalhar connosco. Temos disponibilidade às segundas das 15.30 em diante e à quinta-feira das 14.40h às 15.25h. O nosso DT é o professor Luís Costa. Aguardamos resposta.
os alunos do 5.º B
De RAFAELA QUEIROZ GALVÃO a 25 de Setembro de 2008 às 16:49
Gostei das Informações, criação e desenvolvimento do Site!!!!

De Criação de site a 27 de Outubro de 2008 às 23:27
Escreves muito bem!!! Poderia publicar algo...

PArabéns.
De Desenvolvimento de sites a 18 de Dezembro de 2008 às 01:53
Concordo com o amigo acima.
Ótimo texto sobre Drama, apesar que a maioria das pessoas deveriam sentir menos isso, rs..

Sucesso!

Comentar post

.Links

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Textos recentes

. A Breve Segunda Vida de B...

. Guerra sem Fim

. O Cálice e a Espada, Rian...

. Se isto é um homem

. Dentes de Rato e Os bicho...

. A Mão Direita do Diabo

. Jogo do Anjo

. Eça de Queirós, por Luísa...

. Brisingr

. Auto da Barca do Inferno

.Mais sobre a Biblioteca

.Ligações

Jornal "Oficina das Ideias" AVETEC - Agrupamento Estranhezas e inutilidades - blog de curiosidades inúteis
blogs SAPO

.subscrever feeds