Quarta-feira, 5 de Maio de 2010

Guerra sem Fim

 

Existem diversos livros sobre as guerras do Afeganistão e do Iraque e sobre a guerra contra o terrorismo - Mas este texto é muito diferente. Em Guerra Sem Fim, Dexter Filkins não analisa como e por que razão aconteceram estas guerras, ou se foram bem-sucedidas ou falharam. Em vez disso captura com um imediatismo cortante e experiência humana e consequente tragédia da guerra.
Conhecemos insurrectos iraquianos e soldados americanos, rebeldes afegãos e clérigos talibãs. Viajamos por desertos, terras gélidas e montanhas, pelos cenários de execuções públicas e amputações, de atentados suicidas e pelas casas dos próprios bombistas. O resultado é um retrato visceral da guerra contar o terrorismo, das suas vítmas, das pessoas que nela combatem e das suas vivências - um mosaico absolutamente lógico dentro do absurdo contexto da guerra.
De um realismo atroz e palpável, Guerra Sem Fim tem todavia o mérito da imparcialidade: ao contrário de repórteres que se celebrizaram por se oporem retoricamente à intervenção americana, Filkins não faz proselitismo fácil - conta o que viu e ouviu dos personagens que viveram o drama, mas deixa ao leitor a tarefa de tirar conclusões.

publicado por bibeavetec às 11:35
link do post | comentar | favorito
|

.Links

.Pesquisar neste blog

 

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Textos recentes

. A Breve Segunda Vida de B...

. Guerra sem Fim

. O Cálice e a Espada, Rian...

. Se isto é um homem

. Dentes de Rato e Os bicho...

. A Mão Direita do Diabo

. Jogo do Anjo

. Eça de Queirós, por Luísa...

. Brisingr

. Auto da Barca do Inferno

.Mais sobre a Biblioteca

.Ligações

Jornal "Oficina das Ideias" AVETEC - Agrupamento Estranhezas e inutilidades - blog de curiosidades inúteis
blogs SAPO

.subscrever feeds